quinta-feira, 16 de abril de 2009

SUPERE AS DIFERENÇAS CULTURAIS

Cada vez mais os nossos bairros, escolas nossa cidade acolhem uma maior diversidade cultural e étnica e é preciso saber lidar da melhor maneira com essa situação de forma a não criar situações embaraçosas ou possíveis discriminações.
No nossa escola é cada vez mais frequente a mescla de culturas e etnias. Até porque essa diversidade traz, muitas vezes, novas ideias e novos jeitos de viver. A diversidade de culturas é sempre uma mais valia dentro de uma sociedade. Diferentes idéias em confronto, geralmente, resultam num melhor fim do que várias pessoas a pensarem da mesma maneira.
Por isso, esta é uma realidade a que nos temos vindo a adaptar.
Existem, essencialmente, seis diferentes raças: brancos, negros, asiáticos, hispânicos, índios americanos e esquimós. E se as pessoas da mesma raça podem partilhar algumas semelhanças, isso não significa que não sejam culturalmente diferentes e que não queiram que essa diferença seja reconhecida.
Um dos grandes erros que se comete com alguma freqüência é o de acharmos que podemos catalogar as pessoas pela sua aparência física e o de pensarmos que essa mesma aparência nos revela quase tudo sobre as origens dessas mesmas pessoas.
Muitas das vezes cometemos erros bastante ofensivos quando tiramos conclusões sobre as pessoas apenas por olharmos para as suas características mais óbvias.
Outro erro habitual é partirmos do princípio que a nossa cultura e sociedade é melhor que outra e não entendermos que, quando falamos de identidades culturais, a questão não reside em ser melhor ou pior mas tão somente em ser diferente.
Este tipo de comportamentos abre a porta para tratamentos discriminatórios e injustos.
A diversidade cultural ou racial vai para além daquilo que conseguimos visualizar porque pode, muitas vezes, estar escondida e a identidade cultural de alguém é tão importante como a sua identidade étnica.
Então qual é a melhor atitude a tomar?
Esquecer todos os seus preconceitos ou dedicar algum tempo e tentar conhecer a cultura e valores dos seus colegas.

Nenhum comentário: